quarta-feira, maio 04, 2005

Programa JUVENTUDE

O Programa JUVENTUDE entrou em vigor em Maio de 2000. Dirige-se principalmente a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos.

JUVENTUDE é um novo programa comunitário que entrou em vigor em Maio de 2000. É um programa para jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos (jovens dirigentes, formadores, animadores de juventude e técnicos desta área podem também participar em determinadas Acções).

Permite-lhes a participação em intercâmbios, estabelecer projectos por iniciativa própria, em diversas áreas de intervenção, trabalhar num projecto sem fins lucrativos no estrangeiro, enquanto voluntários e por um período que pode ir até um ano.

O programa JUVENTUDE foi lançado no seguimento dos programas comunitários Juventude para a Europa e Serviço Voluntário Europeu, que terminaram em 1999.

Foi adoptado durante a Presidência Portuguesa da UE e tem uma dotação financeira de 520 milhões de Euros.

Quais os principais objectivos?
Com o intuito de permitir aos jovens a aquisição de conhecimentos, aptidões e competências que possam constituir a base do seu desenvolvimento futuro e exercer uma cidadania responsável que facilite a sua integração activa na sociedade, promovendo ao mesmo tempo a igualdade de oportunidades, os objectivos do presente programa são os seguintes:

a)Promover a contribuição activa dos jovens na construção europeia, através da participação em intercâmbios transnacionais, na Comunidade ou em países terceiros, aprofundando a compreensão da diversidade cultural europeia, bem como os seus valores fundamentais comuns, apoiando deste modo a promoção do respeito pelos Direitos do Homem e a luta contra o racismo, o anti-semitismo e a xenofobia;

b)Reforçar o sentido de solidariedade, através de uma maior participação dos jovens em actividades transnacionais ao serviço da colectividade, na Comunidade ou em países terceiros, em especial aqueles com os quais a Comunidade tenha celebrado acordos de cooperação;

c) Incentivar o espírito de iniciativa e o espírito empresarial, bem como a criatividade dos jovens, para lhes permitir desempenhar um papel activo na sociedade, favorecendo ao mesmo tempo o reconhecimento do valor de uma experiência de educação não formal adquirida num contexto europeu;

d)Reforçar a cooperação na área da juventude, promovendo o intercâmbio de boas práticas, a formação de animadores/monitores de jovens e o desenvolvimento de acções inovadoras a nível comunitário.



coordena o Programa:
a Comissão Europeia
o Comité do Programa
as Agências Nacionais

Principais destinatários:
as organizações de Juventude a nível europeu, nacional, local e regional
outras ONG sem fins lucrativos (organizações de envio e acolhimento de voluntários) e autoridades locais
grupos de jovens e jovens individualmente considerados
jovens dirigentes, formadores, animadores de juventude e técnicos desta área.

Sem comentários: